quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Resenha HQ - O Guarani

Sinopse: Adaptação em quadrinhos do clássico da literatura romântica brasileira O Guarani, do romancista José de Alencar.

Análise: Essa adaptação em quadrinhos de O Guarani, clássico do romancista brasileiro José de Alencar, é o segundo volume da coleção Clássicos Brasileiros em HQ da editora Ática, iniciada com a adaptação de O Alienista em 2008.
Mirando programas de compra de livros pelo governo, que vem colocando em seus editais quadrinhos, o álbum tem um excelente tratamento editorial. Além das 80 páginas de história, há uma introdução e um bônus com biografias dos autores, um texto situando o romance original no contexto literário e cultural de sua época e um interessante making of do livro, mostrando trechos do roteiro e sua versão ilustrada.
Como toda obra com fins paradidáticos, o livro conta ainda com um suplemento de leitura para professores utilizarem em sala de aula.
O trabalho editorial competente apenas soma a ótima adaptação. O roteiro é assinado por Ivan Jaf, autor de diversos livros juvenis e roteirista de quadrinhos publicados pela finada Editora Vecchi e pela italiana Scorpio.
Jaf captura o essencial da longa obra de Alencar, suprimindo algumas passagens de menor importância. Sem as longas narrativas da literatura romântica, a história cresce em emoção e diversão, cativando o leitor com muita ação e relacionamentos amorosos.
Mas o principal motivo de comemoração para quem gosta de quadrinhos é a o retorno de Luiz Gê. O desenhista estava afastado das HQs havia muito tempo, deixando órfãos os fãs do seu trabalho. Talvez por isso, supondo que ele tenha desenhado primeiro as páginas inicias, a arte demora um pouco a engrenar. É possível perceber que Gê estava "enferrujado".
Aos poucos, os desenhos vão melhorando e a qualidade cresce, tanto em tomadas de câmera quanto em detalhismo. Do meio para o final, a leitura fica tão fluida que é praticamente impossível deixar o álbum de lado antes de terminá-lo.

http://bloghomemnerd.blogspot.com/2010/06/resenha-hq-o-guarani.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário